quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Halloween, Dia de Todos os Santos, Finados

Você sabe a origem destas datas?

Asterix, o gaulês, era celta

Os celtas (povos que viveram entre 2000 aC e 1 dC  e chegaram a dominar a Europa, bastante avançados como civilização e bastante guerreiros também) são a principal origem do dia de finados, assim como do Halloween e do Dia de Todos os Santos dos católicos. 

A festa de final de ano e início de um novo ano acontecia no calendário celta onde hoje correspondem os dias  30 de outubro a 02 de novembro. Para os celtas,  só havia duas estações  no ano: verão e inverno. O que hoje é para nós novembro, para eles era o início do verão e começo de um novo ano, chamado de Samhaim.  Neste momento, as fronteiras entre o mundo dos vivos e dos mortos estariam abertas e os mortos viriam aquecer-se junto aos vivos.  

No continente americano, esta festa tem mais de 3.000 anos.  

Civilizações como a dos astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas cultuavam seus ancestrais. Costumavam também conservar os crânios de inimigos e tratá-los como troféus em festividades que tratavam de morte e renascimento.
Caveirinhas de açúcar são apreciadas no México
No calendário asteca, o culto aos mortos era realizado no nono mês do calendário solar (por volta do início de agosto)e durava todo o mês. A festa era chefiada por uma deusa conhecida como “Dama da Morte”.   O Dia de los Muertos, em países da América Central e especialmente no México, é um dia de festa, pois seria quando os mortos vêm visitar seus parentes. É uma festa com comidas, bebidas, músicas e danças.

Catrinas ( Damas da Morte) na festividade mexicana








Quando os conquistado-
res espanhóis chegaram à América, tentaram acabar com o que chamavam de festividades pagãs e instituíram que a festa dos mortos ocorreria no dia de finados, tradição católica herdada dos celtas. 



Fonte: LAUNAY,   Olivier. A civilização dos Celtas. Otto Pierre Ed., 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário